Brasil atinge 1GW em energia eólica instalada
O Brasil atingiu no dia 23 de maio uma capacidade instalada de energia eólica de 1.000MW
24/05/2011

O Brasil atingiu no dia 23 de maio uma capacidade instalada de energia eólica de 1.000MW com a entrada em operação da usina de Tramandaí, da EDP Energias do Brasil. A planta, instalada no Rio Grande do Sul, possui 70MW de potência.

 

O marco foi comemorado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). "Isso é um fecho importante do Proinfa que agora consolida-se como uma fase importante da energia eólica no Brasil", afirmou o vice-presidente da Abeeólica, Lauro Fiuza.

 

Os primeiros projetos de geração eólica no país foram iniciados a partir do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa). Ainda faltam 12 parques com 453,5 MW para o programa ser concluido.

 

A expectativa da Abeeólica é de que a geração eólica represente 5,2 GW na matriz brasileira até 2013. O valor considera os resultados dos leilões de energia promovidos pelo governo em 2009 e 2010.

 

Fiúza ainda destaca que o Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) têm sinalizado na direção de manter a participação das eólicas nos leilões. Com isso, a entidade espera que, por ano, sejam licitados entre 2 mil MW e 2,5 mil MW eólicos.

 

Com 10,9GW em projetos eólicos inscritos para os leilões de energia A-3 e de reserva, marcados para julho, a Abeeólica trabalha trabalha com a perspectiva de ter cerca de 7,5GW em empreendimentos habilitados para os certames.

 

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia gerada pelo vento é hoje responsável por 1% da matriz brasileira.