Ações do FMASE e Apine no Congresso sobre o Código Florestal
Participaram Adriana Coli (Abiape), Marcelo Moraes (Abiape), Mário Menel (Abiape), Maurício Bahr (Apine), Marco Antônio Sureck (Apine) e Tuane Zancope (Apine) pelo FMASE, o Senador Jorge Vianna e sua assessora Amália Maranhão.
16/06/2011

Na Reunião Institucional do FMASE de 07.06.2011 ficou estabelecida uma lista de senadores que os participantes do Fórum irão visitar para apresentar os pleitos do setor elétrico no texto do Novo Código Florestal. Dando início às reuniões, a Apine participou de dois encontros nesta semana, junto com outras associações. O resumo das reuniões se encontra a seguir:

 

- Reunião dia 14/06/2011 – Senador Jorge Vianna (relator do PL na CMA)

 

Participaram Adriana Coli (Abiape), Marcelo Moraes (Abiape), Mário Menel (Abiape), Maurício Bahr (Apine), Marco Antônio Sureck (Apine) e Tuane Zancope (Apine) pelo FMASE, o Senador Jorge Vianna e sua assessora Amália Maranhão.

 

A reunião foi muito bem encaminhada pela Adriana, que conseguiu ter uma conversa bastante técnica com o senador, que é formado em engenharia florestal. O senador se mostrou receptivo às questões do setor, mas acredita que o texto sugerido (do parágrafo 4º) ainda precisa ser aperfeiçoado e, para isso, deve ser necessária mais alguma reunião.

 

- Reunião dia 15/06/2011 – Senador Luiz Henrique (relator do PL na CCJ)

 

Participaram Fernando Zancan (ABCM), Marco Antonio Sureck (Apine), Marcelo Moraes (Abiape) e Tuane Zancope (Apine) pelo FMASE; Rinaldo e Paulo Camillo pelo Ibram, o Senador Luiz Henrique e seu assessor, Vinícius.

 

A reunião teve um bom encaminhamento. Aparentemente o senador comprou a ideia do parágrafo 4º, nosso principal pleito. Ademais, o senador direcionou que haverá um texto único no Senado, e nos recomendou falar com Jorge Vianna (com que já havíamos conversado) e com Eduardo Braga, que, segundo ele, poderá ter uma posição divergente dentro do partido. O senador tocou muito na questão da mídia, talvez por não querer se expor sozinho. Essa guerra, entretanto, deve ficar mais no âmbito da CNA/CNI. O senador tem uma visão bastante industrial e compra bem argumentos que envolvem custos para a indústria e a competitividade econômica do País.

 

Para dar encaminhamento às reuniões as quais a Apine ficou responsável por marcar, conversamos com os deputados Eduardo Sciarra e Odair Cunha na quarta-feira (dia 15). Nas reuniões, os deputados se prontificaram a marcar reuniões com alguns senadores com quem têm bom relacionamento, para que o FMASE possa conversar sobre o pleito do setor elétrico. Os senadores com quem marcaremos reunião através dos parlamentares serão:

 

- Álvaro Dias (PSDB/PR);

 

-  Armando Monteiro (PTB/PE);

 

- Demóstenes Torres (DEM/GO);

 

- Humberto Costa (PT/PE);

 

- Lucia Vania (PSDB/GO); e

 

- Sérgio Petecão (PMN/AC).