Reunião do Conselho de Administração da Apine
O objetivo do encontro foi a discussão do Plano de Ação e o Programa de Eventos para 2012
19/01/2012

Em 17 de janeiro foi realizada, no Rio de Janeiro, nos escritórios da associada Neoenergia, reunião do Conselho de Administração da Apine, para discutir o Plano de Ação e o Programa de Eventos para 2012.

Foram deliberados os seguintes assuntos:

1. Programa de Eventos da Apine para 2012

O Conselho aprovou o Programa de Eventos para 2012, que será submetido à Assembléia Geral Ordinária programada para 20.03.2012.

2. Plano de Ação da Apine para 2012

Com base no proposto, e considerando a Agenda Regulatória da Aneel, o Conselho aprovou os assuntos prioritários a serem considerados no Plano de Ação de 2012. Deverá também constar do plano, como atividades, os temas contidos na agenda regulatória da Aneel afetos à Apine, após conclusão da audiência pública que trata desse tema.

3. Instituto Apine

O Conselho decidiu que a criação, nos moldes do que a Abradee já possui, de um instituto ligado à Apine deve ser estudada no sentido de que sejam avaliadas as vantagens e desvantagens, no aspecto tributário e, especialmente, quais os ganhos que a Associação teria. Após concluídos os estudos, o assunto deverá ser levado novamente ao Conselho para deliberação e, caso aprovado, será submetido à Assembléia Geral.

4. Construção de uma agenda positiva para promoção da competitividade das PCHs no Brasil

O Presidente informou que a Abragel convidou a Apine para participar da contratação da Roland Berger, que efetuará estudo visando propor alternativas para viabilização de PCHs. Para tanto, a consultoria se propõe a apresentar a proposta de trabalho para os associados da Apine.

O Conselho aprovou que a Roland Berger faça a apresentação, e a data escolhida foi 02.02.2012, em São Paulo.

5. Projeto de P&D na área de meio ambiente

A Conselheira Solange Ribeiro (Neoenergia) sugeriu que a Apine apresente à Aneel propostas de projetos estratégicos de P&D, ou projetos compartilhados entre os associados, na área de meio ambiente.

O Conselho aprovou a sugestão e ficou acertado que a Conselheira Solange Ribeiro e o representante de associado Sérgio Zuculin (Cesp) apresentarão sugestões para serem submetidas ao Conselho. O assunto também será apreciado na reunião do GT Meio Ambiente da Apine.

6. Atualização do cadastro para recebimento de informações da Apine

Ficou deliberado que deverá ser atualizado o cadastro de representantes dos associados para receberem informações da Apine.

A Diretoria Executiva enviará aos representantes legais dos associados, com cópia à secretária, ou outra pessoa da empresa, a relação atual das pessoas que recebem os comunicados, e solicitar que seja atualizado, informando o tipo de informação que cada pessoa deverá receber. Após o recebimento dessas informações, a implantação ocorrerá em até três meses.

7. Assessoria de imprensa

O Presidente sugeriu que a Apine firme um contrato com empresa de assessoria de imprensa.

O Conselho solicitou que sejam apresentadas propostas de contratação, com detalhamento do escopo do trabalho da assessoria.