Setor elétrico discute pesquisa e desenvolvimento em Curitiba
Encontro debaterá os principais desafios tecnológicos que o país enfrenta na geração, transmissão e distribuição de energia
10/03/2012

Leia mais

Representantes de todo o setor elétrico brasileiro estarão reunidos a partir de segunda-feira (12) em Curitiba para discutir a evolução dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento elaborados pelas concessionárias de energia e centros de pesquisa.  O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) será o anfitrião do 1.º Encontro de P&D dos Agentes do Setor Elétrico (Epase). A abertura está marcada para as 17h, com uma palestra do pesquisador Stephen Connors, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), no Centro de Eventos da FIEP-Cietep (Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico).  Até quarta-feira (14), o encontro debaterá os principais desafios tecnológicos que o país enfrenta na geração, transmissão e distribuição de energia.

Além do Lactec e de associações do setor elétrico, o Epase tem a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do segmento. A regulamentação determina que as empresas concessionárias, permissionárias ou autorizadas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica apliquem anualmente um percentual mínimo de sua receita operacional líquida no Programa de P&D. O investimento tem garantido o aperfeiçoamento tecnológico do setor na última década.
Entre os temas em debate no 1.º Epase, estão a importância da obtenção de resultados nos projetos, o valor da pesquisa para o mercado, experiências de sucesso e o novo Manual de P&D da Aneel. O encontro é uma copromoção do Lactec, Apine, Abrage, Abragef, Abiape, Abradee, Abrate, Abraget e CanalEnergia.