Consumo de energia no mercado livre cai 2,1% em fevereiro
Em janeiro de 2011, o Índice Comerc registrou alta de 4,23 por cento em relação à janeiro deste ano
26/03/2012

O consumo de energia no mercado livre caiu 2,12 por cento em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2011, segundo o Índice Setorial Comerc, medido pela gestora de energia Comerc responsável por 13 por cento da carga de consumidores livres do país.

"Essa queda em relação ao ano passado é um efeito do que está acontecendo com a indústria. Estamos vendo algumas reduções de consumo... inclusive está destacado o setor de construção civil e de autopeças", disse o presidente da Comerc, Cristopher Vlavianos, à Reuters.

O setor de materias de construção civil registrou retração de 14,08 por cento no consumo no período e o de veículos e autopeças caiu 10,94 por cento.

Já na comparação com janeiro de 2011, o Índice Comerc registrou alta de 4,23 por cento em relação à janeiro deste ano, o que mostra retomada das atividades regulares de grande parte dos setores da indústria após recesso coletivo em meados de janeiro.

O segmento de eletromecânica foi destaque no período, com crescimento de 21,52 por cento, seguido do setor têxtil, couro e vestuário que registrou aumento de 13,64 por cento.

A Comerc espera aumento no consumo da energia adquirida no mercardo livre para maioria dos setores no segundo semestre do ano, apesar da retração verificada em fevereiro na comparação anual.

Para o ano de 2012, a expectativa é de alta no consumo de 3 por cento, em linha com a alta registrada em 2011.