Em carta a Lobão, entidades apontam setor elétrico em situação ‘delicada’
Documento, assinado por 15 associações foi entregue nesta quinta (6). Sem chuvas, nível de reservatórios é o mais baixo desde 2001.
07/03/2014

Representantes de 15 associações do setor elétrico entregaram no final da tarde desta quinta-feira (6) uma carta ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em que classificam como “delicada” a situação dos principais reservatórios de hidrelétricas do país, que estão com o nível mais baixo desde 2001 devido à falta de chuvas. No documento, elas pedem para serem ouvidas pelo governo nas discussões sobre medidas a serem adotadas para enfrentar esse problema.

A carta é assinada por entidades como a Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage), a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), a Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget) e a Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape). As entidades também pedem para fazer parte do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), formado por representantes do governo na área de energia.

“Nesse cenário de escassez de recursos hidráulicos e de recursos térmicos com capacidade instalada limitada, em nossa opinião, a situação merece cautela. Qualquer proposição deve ser tecnicamente embasada para que se possa encontrar,  em conjunto com os agentes, soluções para fazer frente ao atual quadro de dificuldades”, diz a carta.

No final da tarde desta quinta, o ministro Edison Lobão esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff para tratar da situação dos reservatórios.

 

Fonte: G1, por Fábio Amato.