Energia solar deve ter leilão exclusivo em outubro
A licitação incluirá a contratação separada de três tipos de fontes de energia: eólica, solar e de resíduos sólidos.
02/06/2014

O governo deve publicar nesta semana portaria confirmando a realização do leilão de energia de reserva este ano. A licitação, que deverá ocorrer no início de outubro, incluirá a contratação separada de três tipos de fontes de energia: eólica, solar e de resíduos sólidos (lixo urbano e biogás). Será a primeira vez que os projetos de geração de fonte solar terão um processo de contratação exclusiva.

"Tem havido muito interesse dos investidores [em energia solar] Acreditamos que haverá oferta [de projetos]", afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor. "As perspectivas de contratação são boas. A energia solar vai disputar sozinha os contratos. É uma contratação garantida", completou o executivo.

Tolmasquim, porém, não informou o volume previsto de contratação de energia no leilão. Segundo ele, esse montante vai depender da própria oferta que estará disponível na licitação. Além disso, a expectativa de contratação de energia geralmente não é revelada pelo governo para não afetar a competitividade do leilão. Tolmasquim também não comentou qual o valor previsto para o preço-teto do leilão de energia de reserva.

A realização do leilão de energia de reserva já estava em estudo pelo governo. Além dessa licitação, o governo vai realizar um leilão do tipo "A-3" (que negocia contratos para início de fornecimento em 2017), na próxima sexta-feira, 6, e um leilão do tipo "A-5" (que negocia contratos para início de fornecimento em 2019), marcado para 12 de setembro.

 

Fonte: Valor