EPE habilita 4 hidrelétricas para leilão no fim do mês
Também foram habilitados projetos de energia eólica, solar, de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e térmicas a biomassa, gás natural e carvão.
20/11/2014

Quatro hidrelétricas, que somam 418 megawatts (MW) de capacidade instalada, foram habilitadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para o próximo leilão do tipo A-5, que negociará contratos para início de fornecimento em 2019. Dessas usinas, duas - Ercilândia (PR), de 87 MW, e Perdida 2 (TO), de 42 MW - ainda não possuem licença ambiental prévia. Se não receberem o documento nas próximas semanas, esses projetos serão retirados da licitação, marcada para dia 28.

As outras duas hidrelétricas são Apertados, de 139 MW, localizada no rio Piquiri (PR), e Itaocara 1, de 150 MW, no rio Paraíba do Sul (RJ). O projeto fluminense teve a concessão devolvida pela Light e a Cemig em agosto do no ano passado, porque a licença de instalação só havia saído dez anos depois do contrato, que tinha duração de 30 anos, o que inviabilizou economicamente o negócio. As duas empresas, porém, já sinalizaram que possuem interesse em retomar o contrato do empreendimento, com mais prazo para construção e operação.

A EPE também habilitou projetos de energia eólica, solar, de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e térmicas a biomassa, gás natural e carvão. No total, foram habilitados 821 projetos, com 29.242 MW de capacidade.

A Bahia é o Estado que concentra o maior número de projetos habilitados e de capacidade instalada, com um total de 209 parques eólicos e 107 projetos fotovoltaicos, que somam 8.021 MW.

 

Fonte: Valor