Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor elétrico - 12 a 19.11.2020
19/11/2020
Valor Econômico - 19/11 - Com energia ainda instável, TRE remarca eleição no AP
O fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá foi restabelecido ontem em 80%, após novo blecaute registrado na noite de terça-feira. O incidente foi seguido de sucessivas falhas que impediram o retorno imediato do abastecimento, informou o Ministério de Minas e Energia.
Valor Econômico - 18/11 - Consumo de energia sobe 2% no 3º trimestre, primeira alta anual em 2020
O consumo nacional de energia elétrica teve alta próxima de 2% entre julho e setembro, na comparação com igual período do ano passado, apontam dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Este foi o primeiro trimestre de 2020 a registrar crescimento do consumo na comparação anual.
Reuters - 18/11 - Renova Energia tem assembleia de credores suspensa até 7 de dezembro
A empresa de geração limpa Renova Energia RNEW11.SA, controlada pela Cemig CMIG4.SA, informou que assembleias de credores da companhia e suas controladas, no âmbito da recuperação judicial das empresas, foram iniciadas nesta quarta-feira e suspensas em seguida.
Valor Econômico - 17/11 - Demanda por energia cresce 3,8% em setembro, aponta ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, em setembro, a demanda por energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) ficou em 69.322 megawatts (MW) médios, alta de 3,8% na comparação com setembro de 2019.
Valor Econômico - 17/11 - Amapá: novo apagão pode ter relação com distribuidora CEA, diz fonte
Após a primeira análise do novo blecaute no Amapá apontar para a instabilidade de carga da usina Coaracy Nunes, técnicos do setor começam a relacionar o corte no fornecimento a uma falha na subestação de energia Santa Rita, da distribuidora local — a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
Valor Econômico - 17/11 - Comitê do setor elétrico autoriza contratação de mais 60 MW para AP
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) autorizou ontem a contratação de mais 60 megawatts (MW) para reforçar o atendimento do Amapá. Com isso, já há 120 MW de capacidade disponível para aumentar a confiabilidade do suprimento, afetada pelo blecaute que atingiu 14 dos 16 municípios do Estado no último dia 3.
Valor Econômico - 16/11 - Governo do RS avança com processo de privatização de CEEE-D
O governo do Rio Grande do Sul deu mais alguns passos no processo para a privatização da distribuidora de energia CEEE-D. Na semana passada, ratificou a venda do controle da distribuidora e aprovou um aporte de R$ 3,09 bilhões dos créditos decorrentes de instrumento de assunção de obrigações de pagamentos de dívidas, além de R$ 270 milhões, por meio de capitalizações de adiantamento para futuro aumento de capital já realizado.
Valor Econômico - 13/11 - Cade aprova compra pela Omega de ativos da FIP em energia
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra pela companhia Omega Desenvolvimento de direitos e ativos referentes a projetos de energia eólica em desenvolvimento que serão implementados na Bahia pela Fundo de Investimentos em Participações em Infraestrutura Energia renovárvies (FIP IEER).
Valor Econômico - 13/11 - Não faz sentido Eletrobras manter participação em outras empresas, diz presidente
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, reiterou nesta sexta-feira sua intenção de se desfazer das participações minoritárias da estatal em outras empresas, como a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), do Rio Grande do Sul, e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), de São Paulo.
Valor Econômico - 13/11 - Prazo judicial acaba, e energia não volta por completo no Amapá
O prazo dado pela Justiça Federal para a "completa solução" do apagão no Amapá terminou às 23h59 de quinta-feira, mas a energia não foi restabelecida em todo o estado.
Valor Econômico - 12/11 - Eletrobras será reembolsada por contratação emergencial de energia térmica para Amapá
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, afirmou nesta quinta-feira, em teleconferência com analistas, que o reembolso da empresa pela contratação emergencial de energia térmica para o Amapá será feito por intermédio de encargos setoriais.