Aneel recebe Associações para debater demandas do Setor Elétrico Brasileiro
APINE NA MÍDIA - Representantes dos setores de Distribuição, Transmissão, Geração, Comercialização e Consumo de energia elétrica participaram da reunião
20/10/2022

Portal da Aneel - A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, nesta quarta-feira (19/10), o 1º Encontro com as Associações do Setor Brasileiro na sede da Agência, em Brasília. A reunião contou com representantes dos Setores de Distribuição, Transmissão, Geração, Comercialização e Consumo.

Na ocasião, os diretores Hélvio Guerra, Fernando Mosna e Giácomo Bassi trataram de assuntos que pautarão a regulação e o Setor Elétrico em 2023. O Diretor-geral, Sandoval Feitosa, em vídeo, destacou a importância da participação social no processo de regulação em prol da sustentabilidade do Setor Elétrico Brasileiro.

As reuniões ocorreram separadamente com os representantes de cada Setor. Pela manhã, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica de Menor Porte (ABRADEMP) debateram com os Diretores e Superintendentes das áreas, temas referentes à distribuição. Em seguida, os representantes da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica e do Instituto para o Desenvolvimento e Pesquisa de Transmissão de Energia (IDTE) discutiram os assuntos referentes à Transmissão.

Já no período da tarde, a Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace), a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e a Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE) iniciaram o debate entre a Regulação e a Comercialização e Consumo de Energia no Brasil.

Na sequência, a Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (ABRAGE), a Associação Brasileira de Biogás (ABIOGÁS) e Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE), a Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Associação Brasileira Geradoras Termelétricas (Abraget), a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH), a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica(APINE) e Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), encerraram as discussões desta quarta-feira, com as pautas relacionadas ao Setor de Geração.