Findes integra Fórum do Gás para garantir competividade industrial
APINE NA MÍDIA - No Fórum do Gás, a Findes defenderá o livre mercado e a transição energética da indústria por meio do gás natural
07/11/2022

Portal ESBrasil - 04.11.2022 - Um mercado aberto, dinâmico e competitivo é o que defende a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que a partir desta semana passou a integrar o Fórum das Associações Empresariais Pró-Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural (Fórum do Gás).

O grupo representa associações pró-desenvolvimento do mercado de gás natural e livre mercado. Segundo a Federação, desta forma, há mais espaço para debater o tema em nível nacional, reforçando as pautas que garantem mais competitividade para as indústrias capixabas.

Entre as pautas defendidas pela Findes estão: garantir que as empresas consigam reduzir os custos com a entrada de novos fornecedores de gás no mercado; e considerar que o combustível seja o primeiro passo da transição energética da indústria no Espírito Santo.

A Federação ressaltou que, juntamente com o Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, atua em prol do desenvolvimento do setor energético no Estado e apoia iniciativas que contribuam para o cumprimento deste objetivo, entre elas a abertura do mercado de gás.

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, é importante que a Federação faça parte ativamente da discussão do gás natural. Além disso, ela reforça que a partir de uma maior concorrência no mercado, mais oportunidades serão geradas e os custos tendem a ser reduzidos para empresas e consumidores.

“Nós defendemos que aconteçam mais investimentos voltados para a melhoria da infraestrutura do gás e que ele se torne mais barato. Dessa forma, nossas indústrias serão mais competitivas e a população como um todo será beneficiada”, destacou.

Produção capixaba de gás - O Estado é o quarto maior produtor de gás natural do Brasil, de acordo com 5º Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural. O Estado possui reserva de gás natural de 30,7 bilhões de m³, com produção de gás onshore e offshore e capacidade de tratamento de 21,85 Mm³/dia. Também é cortado por 467 quilômetros de rede de gasodutos de distribuição e é o único com capacidade de oferecer de imediato estocagem de gás (no Campo de Barra do Ipiranga).

Sobre o Fórum do Gás - O Fórum do Gás iniciou suas atividades no início de 2012 com o objetivo de discutir e propor medidas de estímulo ao setor, buscando expandir e diversificar a oferta e elevar a competitividade do gás natural no país.

O Grupo representa associações que atuam em diversos segmentos da cadeia: consumo, produção, comercialização, distribuição, autoprodução, cogeração e geração de energia elétrica, os quais tem o gás natural como um recurso estratégico no desenvolvimento de suas atividades.

Está na agenda de trabalho do Fórum alguns pontos como: um material com propostas de melhorias para o mercado do gás – que já foi entregue ao presidente eleito e também aos governadores estaduais – com foco em cinco estados estratégicos; sugestões para acelerar a transição para um mercado mais competitivo e diverso; e contribuição no processo de condução, expectativas e receptividade para a realização do Pacto Nacional para o Desenvolvimento do Mercado de Gás Natural.

Conheça as instituições que integram o Fórum do Gás:
- Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor)
- Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim)
- Associação Brasileira de Biogás (Abiogás)
- Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi)
- Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget)
- Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace)
- Associação Brasileira do Alumínio (Abal)
- Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel)
- Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape)
- Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine)
- Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP)
- Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen)
- Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace)
- Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmicas para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer)
- Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer)
- Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro)
- Confederação Nacional da Indústria (CNI)
- Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
- Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes)

Por Amanda Amaral