Aneel realiza leilões em dezembro para contratar usinas de energia elétrica
Serão 2 certames, os primeiros para contratação de energia em 2023. Editais estão em consulta pública para receber contribuições do setor
20/07/2023

G1 - 18.07.2023 | A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) marcou nesta terça-feira (18) dois leilões de energia elétrica, que serão realizados em 1º de dezembro. As disputas vão contratar usinas existentes para fornecimento às distribuidoras.

As usinas serão contratadas por dois anos. A Aneel prevê que os empreendimentos contratados iniciem as operações em 1º de janeiro de 2024 e em 1º de janeiro de 2025.

A agência não vai fazer distinção de fonte de energia — ou seja, usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e solares, por exemplo, poderão disputar o certame.

Segundo a Aneel, não haverá reajuste no preço da energia vendida nesses leilões e o “risco hidrológico” das usinas será assumido pelas empresas vencedoras.

O chamado “risco hidrológico” é um conceito para a diferença entre a energia gerada por usinas hidrelétricas e a quantidade mínima estipulada. No caso de a energia fornecida ser menor, a usina tem que pagar a diferença.

Nesta terça-feira (18), a diretoria da Aneel aprovou a realização de consulta pública para os editais dos leilões, no período de 19 de julho a 4 de setembro.

Estes serão os primeiros leilões para contratação de energia em 2023 aprovados pela Aneel.

Os certames de geração podem ser de:

  • energia “nova”, com contratação de projetos ou usinas já em construção
  • energia “velha”, para comprar energia de usinas já construídas e cujo investimento já foi pago — geralmente, tem um custo menor para as distribuidoras

Por Lais Carregosa