Os nomes de Gentil Nogueira de Sá e de Willamy Frota ainda deverão passar pelo plenário do Senado, bem como Artur Watt Neto e Pietro Adamo Sampaio Mendes, indicados para a ANP; Fase e Apine aprovam aprovam as 4 indicações
Brasil Energia – 19.08.2025 | A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, apos sabatina realizada hoje (19), as indicações de Gentil Nogueira de Sá e Willamy Frota para assumir o cargo de diretores da Aneel. As indicações deverão ser submetidas ao plenário do Senado.
Willamy Frota é Engenheiro Eletricista com experiência no setor elétrico. Foi presidente da Amazonas Energia, distribuidora de energia do Estado, e diretor da Eletronorte. Ele também atuou como chefe de gabinete no MME. Frota entra na vaga do ex-diretor Hélvio Guerra, cujo mandato teve término em maio de 2024. A indicação foi relatada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM).
Já Gentil Nogueira é o atual secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia. Engenheiro mecânico com ênfase em produção, ele possui especialização em direito regulatório da energia e análise de impacto regulatório. Nogueira teve passagem anterior pela própria Aneel onde foi superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração. Vai ocupar a vaga do diretor Ricardo Tilli, que deixou o cargo em 24 de maio último. A indicação é relatada pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO).
Frota, durante a sabatina, destacou que a energia elétrica constitui um bem essencial à cidadania e um vetor estratégico para o desenvolvimento do crescimento e progresso de qualquer sociedade. “No entanto, vivemos hoje a dinâmica de uma nova era energética, marcada pela transição energética justa que impõe muitos desafios tanto a Aneel quanto a todo o setor elétrico brasileiro”, apontou.
“A posição para a qual me submeto pressupõe compromisso com o interesse público, atuação independente e respeito ao poder público, consumidores e agentes regulados”, afirmou Gentil.
ANP – Para a ANP, foram aprovados Artur Watt Neto, indicado para a diretoria-geral, e Pietro Adamo Sampaio Mendes, para a Diretoria 4 da reguladora. Também serão submetidas ao Plenário da Casa as indicações.
Neto foi indicado para a vaga decorrente do término do mandato de Rodolfo Henrique de Saboia. A indicação é relatada pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). Já Pietro foi indicado para a vaga que surgiu com o término do mandato de Cláudio Jorge Martins de Souza. A indicação é relatada pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE).
Artur Watt Neto é diretor do Departamento de Gás Natural do MME e consultor jurídico da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Procurador federal de carreira, atuou junto à ANP de 2010 a 2022 e, mais recentemente, na Antaq. Já Pietro Adamo Sampaio Mendes é presidente do CA da Petrobras e secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis desde 2023. Ele já foi assessor da diretoria-geral da ANP (2018–2020) e da presidência da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
As sabatinas foram conduzidas pelo senador Marcos Rogério (PL/RO), presidente da Comissão. Participaram os senadores Otto Alencar (PSD/BA), Jaime Campos ( União Brasil/ MT), Eduardo Gomes (PL/TO), Angelo Coronel(PSD/BA), Laércio Oliveira (PP/SE), Espiridião Amin ( PP/SC), Chico Rodrigues (PSB/RR) e Fernando Farias (MDB/AL) e o deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ).
Lideranças e autoridades do setores regulados pelas autarquias estiveram presentes na Comissão de Infraestrutura, acompanhando as sabatinas dos novos diretores. Mário Menel, presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), destacou à Brasil Energia a qualidade dos quatro candidatos. “Pela leitura do currículos deu pra ver que são pessoas com com vasta experiência”, afirmou. Segundo ele, o resultado das tratativas no Senado foram positivas.
“Vimos as negociações ao longo do tempo, e o acordo foi bem feito porque todos tiveram uma votação expressiva”, disse o executivo, enfatizando que, no caso da Aneel e ao longo da sabatina, Frota demostrou uma expericia politica e Gentil, habilidades técnicas. “São nomes que se complementam”, afirmou. Gentil Nogueira recebeu 21 votos favoráveis, e Watt, Mendes e Frota tiveram 20 fotos a favor e um contra.
Rui Altieri, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), destacou que a associação está satisfeita com a aprovação na Comissão de Infraestrutura dos nomes dos indicados para a Aneel e para a ANP.
“A aprovação desses nomes pelo Plenário do Senado vai dar tranquilidade para as duas agências operarem com toda tranquilidade, para fazerem o que tem feito no campo da regulação e da fiscalização de dois setores importantíssimos para a infraestrutura nacional. É um momento importante e bastante promissor para as duas agências”, afirmou.
Amanhã, a Comissão deve sabatinar os indicados para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), órgão que assumirá as funções da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) no monitoramento, regulação e fiscalização da segurança nuclear e a proteção radiológica no país. Para o cargo de diretor-presidente da ANSN, o indicado é Alessandro Facure Neves de Salles Soares, e para a diretoria de instalações radioativas e controle da ANSN, Lorena Pozzo.
Por Celso Chagas