Diretor da Aneel questiona decreto sobre acesso à transmissão

Agência iNFRA – 26.01.2026 | O diretor Fernando Mosna, da Aneel, enviou memorando à Procuradoria Federal junto à reguladora questionando a compatibilidade do Decreto 12.772/2025, que criou a PNAST (Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão) com as competências legais atribuídas à Aneel. Ele pediu uma manifestação jurídica quanto à eventual sobreposição de atribuições regulatórias que foram conferidas ao ONS e sobre os limites jurídicos para atuação da agência sobre o tema.

Mosna cita os trechos do decreto que atribuíram ao ONS a responsabilidade por desenvolver, operacionalizar e executar as Temporadas de Acesso, sendo que a ausência de regulação específica não impedirá a realização dos leilões desde que observadas as diretrizes do Ministério de Minas e Energia e da PNAST.

“Tais previsões normativas, em tese, podem tangenciar funções tradicionalmente associadas ao poder normativo, regulatório e fiscalizatório da Aneel, notadamente no que se refere à disciplina do acesso às instalações de transmissão, à definição de procedimentos, critérios e condições de uso da rede básica e à edição de atos regulatórios de caráter geral. Ressalte-se que essas atribuições encontram fundamento legal”, escreveu o diretor.

Outro ponto destacado é o que estabelece que, quando da elaboração do parecer de acesso pelo ONS, deverão ser observados os procedimentos de rede e os padrões técnicos da instalação de transmissão acessada, suprimindo-se a referência expressa que constava no Decreto 5.597/2005 aos Procedimentos de Rede aprovados pela Aneel.

Por Geraldo Campos Jr

Link da publicação original

Gostou? Compartilhe este artigo!
notícias relacionadas
ENTRE EM CONTATO
  • +55 61 3226-3130
  • apine@apine.com.br
ENDEREÇO
SHS Quadra 6, Ed. Business Center Tower - Brasil 21 Bloco "C" - Sala 212 - Brasília - DF- CEP: 70316-109
©2023 Apine. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Fresh Lab Agência de Marketing Digital