Associação sugere metodologia à Aneel para vincular anos adicionais de concessão ao retorno de investimentos em ampliação de usinas.
Giro Engenharia/MegaWhat – 28.08.202 | A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica apresentou à Annel uma proposta formal para calcular a prorrogação de outorgas de hidrelétricas. O objetivo é estabelecer critérios objetivos para conceder anos adicionais de operação a usinas que realizarem aportes financeiros na expansão da capacidade instalada.
A fórmula defendida pelo setor elétrico cruza variáveis financeiras e operacionais do empreendimento. Entre os parâmetros considerados na metodologia sugerida estão o volume total do recurso investido, a margem líquida esperada com a geração de energia e o histórico do GSF médio registrado no sistema.
Critérios técnicos na mesa – A discussão ganha relevância no planejamento de longo prazo para a infraestrutura de geração de energia no País. Com o envelhecimento do parque gerador, a busca por modernização e ganho de eficiência exige capital intensivo por parte dos concessionários, que cobram segurança jurídica e retornos garantidos para viabilizar os projetos.
A Aneel agora analisa os parâmetros enviados pela entidade para avaliar a viabilidade regulatória da proposta. A adoção de uma regra transparente para a extensão de prazos altera o cálculo de atratividade para novos aportes em ativos maduros de geração.
Para o gestor e o investidor do setor de infraestrutura, a definição de uma fórmula clara de prorrogação reduz o risco regulatório em projetos de repotenciação. A decisão final da agência reguladora definirá o ritmo dos investimentos privados na expansão e na sobrevida das grandes usinas hidrelétricas brasileiras.
Link da publicação original Giro | MegaWhat